DICAS DE ESTUDOS

Acompanhe o Café Jurídico Filosófico no Instagram e fique por dentro das sugestões de aulas bacanas e materiais de estudos disponíveis. Todos os Links estão na Bio!!

Siga!! :)

ANSIEDADE: A ajuda do estoicismo contra a inquietação crônica




Epicteto tinha razão e acho que seus pensamentos estóicos podem ajudar a humanidade nestes tempos tão opressivos. 

É sábado. Tenho cursos, trabalhos, algumas coisas para arrumar em casa e ainda preciso me cuidar porque tenho um compromisso hoje à noite.

Ter uma agenda cheia é um exagero da minha parte. Esse excesso tem nome e se chama "fuga". Dias atrás comentei nos stories sobre um vídeo de Pondé que fala sobre Freud a respeito dos excessos que escondem algo do que o ser humano quer se afastar.

Fugir dos pensamentos que me fazem mal, dos sentimentos que me atormentam, de memórias que me ferem. 

Esse comportamento, evidentemente, tem uma consequência ruim que se potencializa com as muitas informações pelas quais todos nós estamos expostos e que geram o sentimento de necessidade em nos mantermos antenados a todo tipo de conhecimento. 

Eu tive uma criação sem internet, época denominada como geração "y" ou "Millennials", e isso torna diferente as minhas respostas frente a tudo o que acontece no dia-a-dia. Eu passo a exigir mais da minha capacidade, cobro mais resultados do que faço e, de acordo com a teoria newtoniana de que toda ação tem uma reação, a ansiedade é resultado inevitável.

Existem, sim, outros fatores que contribuíram para esse estado de inquietação crônica, mas a tecnologia em conjunto com a Pandemia certamente fortaleceram essa predisposição. 

Acredito que assim como eu me sinto, outras pessoas, e não são poucas, vivem esse tormento diariamente. Então, com o propósito de tomar uma xícara de café e refletir sobre as coisas dessa vida, sugiro pensarmos como os estóicos. 

A respeito do pensamento de Epicteto, li um trecho de uma publicação da BBC que traz a reflexão que pode ajudar a acalmar os ânimos, ou seja, diminuir a intensidade desse ímpeto que torna a vida do ansioso um despertador contínuo para todas as coisas, sejam elas negativas ou positivas. 

O que fazer em relação ao futuro, que é o maior dilema da pessoa ansiosa?

Não devemos nos preocupar demasiadamente. É lindo na teoria, mas como vivo isso todos os dias, confesso que não é nada fácil na prática.

Todavia, é importante ter em mente que planejar é muito diferente de estar preso a isso. Devemos ter confiança nas habilidades que adquirimos ao longo da vida, sobretudo das grandes experiências que sempre nos oportunizam a crescer e evoluir como seres humanos. 

Essa bagagem de conhecimento pode nos ajudar a enfrentar situações das quais não esperamos, mas que também não estamos livres.

O grande segredo da harmonia em tempos difíceis é viver o presente com gratidão pelo que construímos e o que idealizamos, sem que isso nos torne escravos daquilo que gostaríamos de ter ou evitar no futuro.

Tenha um fim de semana excelente de gratidão, de fé, de harmonia e muita reflexão.

__________CaféJurídicoFilosófico


Comentários

Instagram Cafe Jurídico Filosófico

Postagens mais visitadas